A Descrição
AUTORES:
JANAINA FERNANDES
LEYLANE ROUSE
LIDIANE ALVES
MARIA DAYANA DA CONCEIÇÃO CORDEIRO
MOISÉS DE CERQUEIRA
ROSANA PROFIRIO DA SILVA
SUELI OLIVEIRA CAVALCANTE
BRASIL: AS MULTIPLAS FACETAS DA SOCIEDADE MODERNA
Pindoba/AL
2014
INSTITUIÇÃO: INSTITUTO DE ENSINO TEOLÓGICO
A DESCRIÇÃO
Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Linguagem e Comunicação, sob orientação do Professor Ronaldo José dos Santos.
Pindoba/AL
2014
A DESCRIÇÃO
Caracteriza-se por ser um “retrato verbal” de pessoas, objetos, animais, sentimentos, cenas ou ambientes. Entretanto, uma descrição não se resume à enumeração pura e simples. O essencial é saber captar o traço distintivo, particular, o que diferencia aquele elemento descrito de todos os demais de sua espécie. Os elementos mais importantes no processo de caracterização são os adjetivos e locuções adjetivas. Desta maneira, é possível construir a caracterização tanto no sentido denotativo quanto no conotativo, como forma de enriquecimento do texto.
Enquanto uma narração faz progredir uma história, a descrição consiste justamente em interrompê-la, detendo-se em um personagem, um objeto, um lugar, etc.
Elementos básicos de uma descrição:
nomear / identificar - dar existência ao elemento (diferenças e semelhanças)
localizar / situar - determinar o lugar que o elemento ocupa no tempo e no espaço
qualificar - testemunho do observador sobre os seres do mundo
Veja no exemplo:
“Da janela de seu quarto podia ver o mar. Estava calmo e, por isso, parecia até mais azul. A maresia inundava seu cantinho de descanso e arrepiava seu corpo...estava muito frio, ela sentia, mas não queria fechar a entrada daquela sensação boa. Ao norte, a ilha que mais gostava de ir, era só um pedacinho de terra iluminado pelos últimos raios solares do final daquela tarde; estava longe...longe! Não sabia como agradecer