Descrição sobre a ponte de Wheatstone
Guilherme Lenhari Pereira
Leonardo Nascimento Miranda
Vinicius de Sousa Parente
DESCRIÇÃO SOBRE O CIRCUIRTO PONTE DE WHEATSTONE
Santo André
2014
1 INTRODUÇÃO
Neste relatório será descrito o processo de montagem e as características de cada componente utilizado em sua montagem.
A ponte de Wheatstone é um circuito padrão simples usado como divisor de tensão e até na medida de temperaturas. Sua vantagem é a utilização de componentes simples e baratos, o que facilita a montagem.
2 DESCRIÇÃO DA PONTE DE WHEATSTONE
A Ponte de Wheatstone é um circuito de divisor de corrente e tensão, para aproveitamento total são usados dois tipos especiais de resistores, o NTC e o potenciômetro. Ele é organizado em forma de um losango para que R1 e R2 estejam em série, paralelos a R3 e o potenciômetro. Quanto a ponte esta em equilíbrio, a função R1/R2 = R3/R4 é aplicado, para saber se ela esta em equilíbrio usa-se o milivoltímetro para medir do ponto A (R1 e R2) ao B (R3 e R4) como é representado no esquema abaixo:
Figura 1 – Ponte de Wheatstone
Fonte: O Autor
3 MONTAGEM
Para a montagem do circuito são necessários 2 resistores de 2KΩ, 1 NTC,1 potenciômetro,1 fio Wire-up,1 protoboard, uma fonte , 1 alicate universal e 1 milivoltímetro.
Usa-se o alicate para ajeitar as hastes de aço dos resistores normais, insere-se primeiro o resistor, na vertical, com um posicionamento estratégico para que seja possível encaixar outros resistores.
Agora, insere-se o NTC, também na horizontal, evitando contato com as mãos para que sua temperatura não seja alterada. O NTC terá que ser inserida na mesma fileira do primeiro resistor.
No próximo passo, deve-se inserir um fio do início da fileira do R1 até um local isolado para melhor manuseio, logo após insere-se o potenciômetro com seu ponto B em série com o