Circuito RLC série em CA-Soma de tensões
Graduação em Engenharia Mecânica
MIQUELINO ALVES DE OLIVEIRA
Contagem
2013
MIQUELINO ALVES DE OLIVEIRA
Laboratório de Física llI – Relatório de Prática Experimental
Circuito RLC série em CA-Soma de tensões
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação de disciplina Laboratório de Física Ill, no curso de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Contagem
2013
“... A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.”
(Isaac Newton)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
5. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
Definimos a resistência R entre dois pontos de um condutor(também chamado de resistor)através do resultado obtido pela aplicação de uma diferença de potencial V entre eles.Se a corrente resultante for igual a i,dizemos que: R=V/i
As grandezas V,i e R são quantidades macroscópicas,relativas a um certo corpo ou porção de matéria,essas grandezas são importantes quando o nosso interesse está voltado para medidas que envolvem condutores reais,pois essas são as grandezas acessíveis ás medidas de aparelhos elétricos.E se tornam importantes quando estamos interessados em estudar o comportamento do ponto de vista elétrico de um condutor de forma irregular.
Existe um metodo mais sofisticado chamando ponte de wheatstone,em que o fio condutor fica em seríe com um resistor padrão Rp.Em paralelo ficam dois resistores R1 e R2.os circuitos paralelos é ligado a uma fonte de tensão.As resistência R1 e R2 são outro tipo de fio condutor.Deduzimos que ao ligarmos ao circuito a corrente do ponto C irá se dividir.