Descrição dos capítulos 6, 7 e 10 do Livro "Psicologia Jurídica"
O Capítulo 6 denominado “UM OLHAR SOBRE O DELINQUENTE” aborda três grandes temáticas: 1° Delinquência e prazer; 2° A gênese da delinquência; 3° Situações especiais.
Quando trata da delinqüência e prazer os autores abordam “O prazer na dor do outro” onde descrevem que o ser humano tem uma espécie de satisfação ao tomarem conhecimento de notícias de tragédias. Em seguida trada do “Gozo na violência” que distingue-se da situação anterior pelo fato de que o indivíduo sente prazer com a “violência em si”, descrevendo inúmeras manifestações sobre o tema. Afirma ainda que “o gozo não se limita à violência física, mas estende-se à psicológica, que possui nuances particulares nos relacionamentos conjugais, familiares e do trabalho.”
Finalizando esta primeira temática os autores detalham o “Gozo na violência psicológica”, trazendo alguns casos verídicos.
Na segunda temática os autores abordam a gênese da delinquência e quais os fatores que contribuem para que um indivíduo venha a delinquir:
A Predisposição genética
Neste tópico os autores afirmam que não há comprovação de que os fatores genéticos no tocante à delinquência pudessem ser transmitidos geneticamente.
O “efeito rodoviária” ou a geografia do crime
Aqui se aborda a existência de lugares específicos onde são maiores as possibilidades do cometimento de delitos: rodoviárias, bailões, festas raves, clubes de luta, bares, boates etc.
O lar: condicionamentos e modelos
É no lar que são formados os valores morais dos indivíduos, que se refletirão nos relacionamentos interpessoais.
A escola e a infância
A escola pode criar ou modificar os valores que a criança traz do ambiente familiar.
A adolescência: o crítico momento da transição
Nesta fase o indivíduo estaria mais vulnerável à prática da delinquência pois pode ser facilmente induzido por mensagens de