1
1.1. Objetivo Geral: comprovar as leis de Newton para um movimento unidimensional uniformemente variado, por meio de experimentos, medir o tempo e a distância de um volante sobre um trilho de ar.
1.2. Objetivo Específico: Utilizar o sistema “trilho de ar” para observar e analisar o movimento do volante, fazendo medidas de distância, tempo e aceleração, a partir disso fazer uma tabela com dados obtidos, e então obter gráficos que comprovem que é um movimento retilíneo uniformemente variado.
2. INTRODUÇÃO
Na Física, o movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) é aquele em que o corpo sofre acelerações constantes, mudando de velocidade, mas para isso a aceleração deve ter a mesma direção da velocidade para que o movimento seja ainda retilíneo.
O MRUV é caracterizado pelos seguintes conceitos:
- Tem como fórmula geral:
Δx = v0t + t²/2
aceleração é o quociente da variação de velocidade (Δv) pela variação de tempo correspondente (Δt);
Δv / Δt
- A velocidade não permanece constante, aumenta ou diminui ao longo do tempo, conforme o valor da aceleração.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. TEORIA
Este relatório contém experimentos realizados em sala de aula, com o intuito de comprovar as leis de Newton para um movimento unidimensional uniformemente variado, usando o sistema “trilho de ar”:
Material utilizado
- 1 Volante
- 1 Trilho de ar
- 1 Gerador de fluxo de ar
- 1 Mangueira
- 1 Fita métrica
- 2 Barreiras de luz
- 1 Cronômetro digital
- O sistema “trilho de ar” consiste de um tubo de forma triangular, oco por dentro e com diversos orifícios em suas faces superiores, em cima do qual o volante realizará seu movimento. A utilidade do trilho de ar baseia-se na existência de um gerador de fluxo de ar ligado a uma das extremidades do trilho por uma mangueira, responsável por proporcionar um jato de ar