Descrição do Experimento
SRO: Cu°(S) Cu 2+(aq) + 2 e SRR: 2 Ag+(aq) + 2 e 2Ag° (s)
___________________________
RT: Cu°(S) + 2 Ag+ (Aq) Cu2+ (aq) + 2Ag° (s)
• Pesou-se aproximadamente 0,50 g de CH3COOAg o mesmo foi transferido para um béquer de 100mL com 80mL de água destilada , medidos na proveta, para que a solução torna-se saturada. Agitou-se bem com o bastão de vidro, mas como não dissolveu totalmente foi aquecido suavemente para total dissolução.
• A solução ficou em repouso por alguns minutos para o resfriamento, logo após a solução foi filtrada em um béquer de 80mL , afim de retirar o excesso de CH3COOAg. O filtrado foi transferido para a proveta de 100 mL para medição de volume e após anotar o valor do volume foi colocado dentro de um béquer de 100mL.
• Para utilização do fio de cobre foi preciso limpa-lo com o Bombril, lavando e secando o mesmo ,antes de utiliza-lo, e logo após ,o fio foi enrolado em um tubo de ensaio , para obter a forma de um espiral e pesado com precisão de quatro casa após a vírgula. O fio após ser pesado foi mergulhado dentro do filtrado da solução saturada de prata. Repousar durante uma semana.
• Após o repouso, raspou-se o resíduo do fio com uma espátula de porcelana em cima do vidro relógio, para retirar toda prata ( Ag°) que ficou depositada na superfície do metal de cobre. O resíduo de prata foi transferido para dentro de um cadinho, já pré-pesado e aquecido com apoio de um triângulo de porcelana e na argola apoiada ao suporte universal, para remover toda a umidade da prata metálica. O cadinho, resfriado, foi pesado novamente.
• Após a limpeza do fio de cobre, retirado toda prata, secou-se com auxilio de um papel filtro e novamente foi pesado.