Descrição de mrp, mrp ii e er
O MRP (materials requirements planining) - planejamento das necessidades de materiais originou nos anos 60, surgiu da necessidade de se planejar o atendimento a demanda.
O MRP, ou planejamento de necessidades de materiais é um sistema lógico de calculo que converte a previsão de demanda em programação da necessidade de seus componentes. A partir do conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.
Objetivos do MRP
* Redução dos níveis de estoques de peças componentes; * Melhoria no atendimento aos clientes; * Redução dos custos de produção, principalmente aos relacionados ao trabalho direto; * Redução de pessoal, ligado ao controle de estoques e de produção.
O MRP possibilita as empresas para que elas calculem a quantidade de material necessário, e em que momento haverá essa necessidade. Para isso são utilizados como base os pedidos que empresa tem em carteira, assim como os pedidos que ela acredita que deverá receber. A função do MRP é calcular, baseado nessas informações, todos os componentes necessários para que os pedidos sejam atendidos a tempo. O MRP auxilia as empresas a fazerem cálculos de escala de tempo e quantidade com um grau de complexidade muito grande.
Gestão da Demanda
A decisão sobre carteira de pedidos e da previsão de vendas, tomadas conjuntamente. A gestão de demanda engloba um conjunto de processos, que servem como uma ponte entre a empresa e seu mercado consumidor. Em alguns casos esse processo pode incluir desde o cadastramento de pedidos, passando pela previsão de vendas, a determinação da entrega, até a distribuição física. Dessa forma consideramos que certas implicações na gestão de demanda estão diretamente relacionadas com o planejamento das