Arte e arquitetura indigena no brasil
Na Pré história as informações eram repassadas através da forma oral, mas com o acumulo de informações houve a necessidade de criar uma forma de armazenar estes conhecimentos. A forma mais fácil foi utilizar as representações gráficas.
A arte pré histórica do Brasil apresenta varias manifestações da arte. Grafismo Rupestre, Esculturas em pedras, etc.
A arte Rupestre é o conjunto de desenhos, pinturas e inscrições feitas pelo homem pré-histórico. Geralmente são feitas no interior de cavernas e em superfícies rochosas . Há uma grande controvérsia sobre este tipo de inscrições ser arte ou não. “Mesmo sendo difícil resolver tal polêmica, não podemos negar que a arte rupestre é uma importante fonte de informações que nos relata sobre o tempo e os costumes de alguns grupos humanos.” (SOUZA, Rainer. A Arte Rupestre. Em: <http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-rupestre.htm>. Acesso em: 16 de setembro 2012.)
Inicialmente, estas obras surgem com o intuito de registrar as ações de rotinas diárias, porém com estudos mais aprofundados viu-se que serviam também para representar rituais funerários e religiosos da época.
No Brasil, um dos principais sítios arqueológicos se encontra no Parque Nacional da Serra da Capivara na Região Nordeste, onde a registro de gravuras datada de até 10mil anos antes de Cristo.
Na documentação arqueológica brasileira, predominam o uso de materiais como osso, chifre, pedra e argila, para a confecção de objetos utilitários (recipientes, agulhas, espátulas, pontas de projétil), adornos (pingentes e contas de colar) e cerimoniais, atestando uma preocupação estética observável, sobretudo, na extraordinária variação de formas geométricas e no tratamento das superfícies e dos retoques.
http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-rupestre.htm
Arte indígena no Brasil.
Devido ao grande de número de tribos indígenas encontradas no Brasil, se torna quase impossível mencionar todas as formas de arte