Descrição de filo - Ctenóforos
TERESÓPOLIS
Ctenóforos
Animais marinhos e quase transparentes, os Ctenóforos são animais delicados e difíceis de serem coletados, são conhecidos como Nozes-do-Mar ou Águas-vivas-de-pente. É um grupo pouco conhecido, que ocupa regiões costeiras e oceânicas. Acreditava-se que compatilhavam um ancestral em comum com os Cnidários, mas hoje devido as diferenças e semelhanças entre os filos o que é mais aceito é exista uma convergência entre eles.
Os Ctenóforos mais primitivos são esféricos ou ovóides em sua forma, mas sem tamanho pode variar, desde o tamanho de uma ervilha até algumas espécies com tamanho de melancia nas águas mais profundas. A maioria é transparente, mas podem conter manchas ou pigmentos brilhantes.
A sua epiderme externa contém células sensoriais e células glandulares mucosas, por baixo dessa epiderme encontra-se uma camada de células musculares lisas. A mesogléia (matriz extracelular) é expessa e composta por um material gelatinoso com fibras e amebócitos. A mesogléia é atravessada por grandes células musculares, formando uma estrutura anastomosante.
Seu corpo é birradial, dividindo-se em dois polos. Em um hemisfério encontra-se a boca (pólo oral) e no hemisfério oposto encontra-se um orgão apical (polo aboral). O corpo será dividido em secções iguais por oito faixas ciliadas (fileiras de pente). As faixas vão se estender do polo aboral até o polo oral, sendo formadas por cílios longos e fundidos, arranjados um atrás do outro formando uma fileira de pentes. Os pentes vão proporcionar a locomoção desses animais, mas alguns de forma lobadas poderão nadar também por meio de contração dos lobos. O movimento dos pentes será em ondas em direção ao polo aboral, empurrando o animal para a frente, mas o sentido pode ser revertido.
No canal aboral será encontrado um tentáculo contrátil, ramificado, sólido e longo de