Descrição de elementos, que juntos, definem o que é administração.
Relatório técnico apresentado como requisito obrigatório para obtenção de aprovação na disciplina Introdução a Administração do curso de graduação em Arquivologia na Universidade de Brasília - UnB. Disciplina ministrada pelo prof. Eduardo Afonso Cadavid Garcia.
Brasília
2012.
1. Introdução
A administração compreende um conjunto de várias áreas do conhecimento humano, como a economia, filosofia, sociologia, o direito, a psicologia, a física, a matemática e outras. Tais áreas, cada uma com a sua contribuição, dão suporte à arte de administrar. O processo de administrar é dinâmico. Na administração não são encontrados moldes de atividades, pois a cada dia surge uma novidade nesse ramo. O administrador tem que ter a percepção de saber reconhecer o que de novo surge e saber se adaptar a isso para que sua gestão obtenha sucesso. Existem também alguns elementos, que quando se juntam, definem o que venha a ser administração. Esses elementos são: práticos, técnico- tecnológicos, científicos e artísticos. Nos próximos parágrafos são definidos e explicados melhor cada um deles.
2. Desenvolvimento
Existem alguns elementos que fazem parte do cotidiano de um bom administrador. Esses elementos podem ser divididos em práticos, técnico-tecnológicos, científicos e artísticos.
Fazem parte dos elementos práticos os objetivos que esse administrador pretende obter. Toda empresa, órgão ou qualquer que seja a entidade a ser administrada possui objetivos, mas antes de ser definido o administrador precisa reconhecer o ambiente no qual ele está inserido, o que já tem de pronto das gestões anteriores, aquilo que pode ser continuado e aquilo que precisa ser modificado. Esse reconhecimento é feito por meio de consultas em documentos da empresa, órgão ou entidade, por meio também de conversas com os funcionários e com os gerentes dos setores e