Descrição da obra O Grito
O Grito expressa uma figura andrógina sob a doca de Oslofjord, em Oslo, expressa em sua face um profundo sentimento de angustia e desespero existencial. Utilizando-se do contraste entre cores quentes do céu e cores frias do oceano e demais itens, além de ondulações dos objetos naturais assim como o mar, horizonte e a figura principal em primeiro plano, “O Grito” expressa uma perturbação emocional angustiante que possivelmente o autor sofrera durante sua vida.
Ainda criança teve que lidar com a perda de sua mãe e irmã, ficando aos cuidados de seu pai que segundo indícios era autoritário. Munch ainda teve passou por uma série de dificuldades quando adulto, como um romance com uma mulher casada, corte de relações com seu pai e ainda problemas graves de saúde e mentais de sua outra irmã.
Sabendo de todos estes conflitos fica evidente que o autor teve o intuito de expressar a dor e sofrimento por ele vivido. É possível entender O Grito como uma forma do pintor de expressar-se num momento de dificuldade emocional, assim como muitas vezes no cotidiano sentimos vontade de fazê-lo (gritar).