Descrição Aneurisma
Dilatação e protusão localizada da parede de um vaso (principalmente artéria) ou do coração, decorrente de uma fragilidade estrutural local.
Angina
Também chamada de angina do peito ou angina pectoris. Caracteriza-se por dor intensa no peito, geralmente do tipo constrictiva, com frequência irradiada para a parte interna do braço esquerdo, provocado, quase sempre, por uma diminuição no fluxo de sangue que irriga o coração.
Aorta
Grande artéria que nasce do ventrículo esquerdo do coração e que transporta sangue arterial para suprir todo corpo humano. Aorta abdominal: porção abdominal da aorta. Aorta torácica: segmento torácico da aorta, que é dividido em porção ascendente, transversa e descendente torácica.
Aortoplastia
Consiste na dilatação de estreitamento na aorta, por Ex:. coarctação congênita da aorta.
Angiocardiografia
Visualização da luz dos vasos e das cavidades cardíacas utilizando-se uma substância contrastante. Desta forma podemos analisar a presença ou não de defeitos cardíacos congênitos, lesões em válvulas cardíacas e a função contrátil do músculo cardíaco.
Angiografia
Visualização da luz do vaso ao injetar contraste radiológico.
Aortografia Abdominal
1. Aorta Abdominal Terminal
2. Artéria Ilíaca Comum (Direita e Esquerda)
3. Ilíaca Externa
4. Ilíaca Interna
Angioplastia
Técnica não cirúrgica para tratamento de doenças arteriais. Consiste em insuflar temporariamente um cateter-balão no interior do vaso para corrigir um estreitamento.
Angioplastia Coronária Percutânea
É uma técnica não cirúrgica para desobstrução de artérias coronárias em casos selecionados. Trata-se de um cateter com um balão insuflável em sua extremidade que é colocado ao nível da lesão, dentro da artéria coronária. Em seguida o balão é distendido de forma controlada comprimindo a placa aterosclerótica contra a parede do vaso, aumentando a luz do mesmo, permitindo a adequada passagem do sangue para o leito distal arterial.
Arritmia Cardíaca ou