Descriçao objetiva
Descriçao objetiva da imagem
Na imagem podemos ver vaeias personagens, na sua maioria mulheres.
Ao pé da fonte está uma mulher a brincar com o filho perto da água. Ao lado encontra-se uma mulher mais velha a cuidar de duas meninas, uma menina esta a fazer um desenho e a outra esta a observar.
Mais atrás na imagem encontra-se uma mulher a lavar o chão e nas escadas está uma rapariga mais nova a ler um livro com uma menina e outras duas raparigas também estão sentadas na parte de cima das escadas.
Na esquerda da imagem encontra-se uma mulher e uma menina a olhar para dentro de um saco.
Na varanda está uma mulher a olhar para o ceu com os filhos todos à volta dela. Atrás está uma mulher a cuidar de um homem que está deitado no chão e ao pé deles podemos ver animais, um gato, três patos e um mocho.
Bem lá no fundo da imagem, na parte de cima, pode-se ver uma mulher com um arco e um veado.
Narrativa
Era um dia normal, de muito calor na Rua das Eiras. A Dona Odete decidiu então ir com o neto à pequena fonte no fundo da rua para ele brincar e se refrescar. Nessa altura, ela ainda nã sabia a tragédia que estava para acontecer.
Chegaram à fonte e o netinho da Dona Odete foi loga a correr para a água. Como ele ainda era novo, a avó foi atrás dele para ele não ficar sozinho.
Depois de alguns minutos apareceu a Dona Margarida também com as suas netas para elas brincarem e apanharem um pouco de sol. Quando a Dona Odete viu a Dona Margarida começaram a conversar e ela distraiu-se do neto de dois anos que estava a brincar na água.
Depois de algum tempo a Dona Odete voltou à fonte, mas já era tarde demais. O menino tinha-se afogado e a avó não tinha dado por nada.
Elizabete Deodato e David Conceição