Levítico
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do livro do Exodo , no contexto de toda a historia do povo de Deus , bem como a poderosa libertação de Israel, efetuada por Deus, tirando –o da escravidão do Egito, a sua partida daquela terra, como povo de Deus
O Exodo é a historia da redenção do povo de Deus do Egito, ou seja a intervenção de Deus para salvar o seu povo escravizado pela nação que dominava o mundo naquela época.
Nome Exodo A septuaginta usou o vocábulo ‘’exodo” como titulo do livro. A palavra grega (êxodos) significa “saída”, partida, uma refencia a saída dos filhos de Israel da terá do Egito. Exodo (12:37)
Autoria: A evidencia bíblica a favor de moises e incontestável. Deus mandou Moises escrever sobre o fim de Ameleque (Ex 17:14). Mas adiante está escrito que Moises escreveu todas as palavras do Senhor” (Ex 24.4-8). Deus ,mandou Moises escrever o concerto mencionado em Exodo 34:10
Conteudo
O livro apresenta três partes prncipais : a apressao ate o capitulo 19, e a partir dai a promulgação da Lei, no monte sinai.
Os filhos de Israel viveram em paz muitos anos após a morte de José no Egito, ate que se levantou – se um novo Rei sobre o Egito, que não conhecera a José (Ex 1.8) Durante muito tempo se pensava que fosse Ramisses II , mas hoje, as evidencias históricas e arqueológicas confirmam , Amos I (1580 ac) l que fundou a 18 dinastia do Egito. O ambiente histórico social e cultural descoberto na arqueologia se harmonisa perfeitamente com a narrativa bíblica.
As dez pragas revelaram o poder e a soberania de Deus sobre todas as coisas ( Rm 9.17) transformação das aguas em sangue, A praga das rãs, A praga dos piolhos, A praga das moscas, A peste da mortandade dos animais, A praga das ulceras, As saraivas, A praga dos gafanhotos, As trevas, A morte dos primogênitos. Elas estão classificadas em três grupos e cada um deles começa com a ordem divina de enfrentar Farao.
As três principais divindades do