Trabalho de portugues
Melhor resposta - Escolhida por votação
Objetiva – apenas informa os fatos, sem se deixar envolver emocionalmente com o que está noticiado. É de cunho impessoal e direto.
Subjetiva – leva-se em conta as emoções, os sentimentos envolvidos na história. São ressaltados os efeitos psicológicos que os acontecimentos desencadeiam nos personagens.
Observação – o fato de um narrador de 1ª pessoa envolver-se emocionalmente com mais facilidade na história, não significa que a narração subjetiva requeira sempre um narrador em 1ª pessoa ou vice-versa.
*
Dissertação objetiva e subjetiva
3. Dissertação objetiva e subjetiva
O assunto ou problema apresentado na dissertação pode ser abordado de forma objetiva ou subjetiva.
Objetiva
A dissertação é objetiva quando o assunto é apresentado de forma impessoal, sem impressões do autor, marcado pela linguagem denotativa e referencial, predominando a razão.
Subjetiva
A dissertação é subjetiva quando o assunto é apresentado de forma introspectiva através da linguagem conotativa e metafórica, buscando provocar e emotividade do leitor
Elementos básicos da narração Elementos básicos da narração
<-->
3. Elementos básicos da Narração
Todo texto narrativo conta um fato que se passa em determinado tempo e espaço. A narração só existe na medida em que há ação (enredo); esta ação é praticada pelos personagens.
Temos então, tempo, espaço, enredo e personagem como os elementos básicos da narração.
Personagem
Literariamente, definimos personagem como a pessoa ou ser personificado ou animado que figura na história e nela se envolve ativa ou passivamente.
Enredo
O enredo, dentro de um texto narrativo, é o conteúdo do qual esse texto se constrói. O enredo, também chamado de trama. É no enredo que se desenrolam os acontecimentos que formam o texto.
O enredo não é composto apenas do gênero narrativo, o que ocorre é