descriçao funçao
ANÁLISE DE FUNÇÕES
TMA
TÉCNICO DE
MANUTENÇÃO DE
AERONAVES
DOCENTE: SARA RAMOS
DISCENTES:
ANA MARGARIDA MAGALHÃES Nº54692
DANIELA COSTA Nº 54678
LUÍSA VAN ZELLER Nº54706
MARTA ALMEIDA Nº54716
GRHA1
Análise de Funções – Métodos de Investigação
ÍNDICE
1.
2.
3.
4.
5.
6.
INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………3
MÉTODO………………………………………………………………………………...3
RESULTADOS……………………………………………………………………………6
CONCLUSÃO …………………………………………………………………………..10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………………………………………11
ANEXOS……………………………………………………………………………..…12
2
Análise de Funções – Métodos de Investigação
1. Introdução
O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Métodos de
Investigação, com o intuito de aprofundar e aplicar os conhecimentos adquiridos na mesma, acerca do tema Análise de Funções.
Através da revisão da literatura acerca do tema, pudemos ficar a conhecer, de um modo mais completo, aquilo que tem sido definido pelos autores que escreveram sobre análise de funções.
Assim, concluímos que esta consiste na análise de uma determinada função dos trabalhadores de uma organização, ou seja, a recolha de informações sobre o conteúdo e o contexto envolvente da mesma. Deste modo, a análise de funções constitui um conjunto de procedimentos para sistematizar informação sobre uma função e para descriminar as tarefas desse mesmo posto de trabalho.
Como tal, este é um instrumento frequentemente utilizado pelas empresas, onde se procede à identificação das atribuições, responsabilidades, requisitos e competências associadas à função. Este consegue, também, detectar a sobreposição de funções, facilitar a construção de perfis funcionais para Recrutamento e Selecção, antecipar Planos de Formação genéricos, interligar com o Sistema de Avaliação de Desempenho, identificando e garantindo as competências requeridas para o eficaz desempenho da função e respectivos indicadores de desempenho.
Existem assim