DESCRITIVO
FACULDADE DE MEDICINA
SAÚDE E SOCIEDADE IV
FICHAMENTO:
ESTUDO DESCRITIVO
Ingrid Karoline Freitas Guedes Lins
Medicina, 5º período – Turma A
Maceió
2015
Tema: Alcoolismo no Brasil
Título: Epidemiologia descritiva do alcoolismo em grupos populacionais do Brasil
Objetivo: O objetivo do trabalho é fornecer uma visão panorâmica dos dados epidemiológicos sobre o alcoolismo no Brasil. Embora ainda não haja uma grande quantidade de dados, o fato é que na literatura nacional há bons trabalhos que colocam notáveis resultados à disposição do pesquisador. A articulação dos diferentes resultados permite chegar a uma visão de conjunto dos problemas em torno de consumo de álcool, a qual autoriza a equacionar estes problemas.
Metodologia:
A metodologia empregada foi a de reanálise de dados de registro os quais foram selecionados de trabalhos publicados em revistas, relatórios, livros e teses. Desses dados levou-se em consideração apenas os valores absolutos, fornecidos em cada autor; o cálculo de taxas e porcentagens, aglutinação de resultados e testes estatísticos foram procedimentos novos, realizados para o presente artigo.
No conjunto dos trabalhos, selecionaram aqueles que continham dados passíveis de serem comparados. Quando viável, algumas adaptações foram feitas para tal comparação; as explicações referentes a cada uma delas encontram-se nos rodapés das tabelas, e às vezes no texto interpretativo da mesma.
Por conseguinte, o presente artigo é todo ele elaborado a partir de dados secundários, porém a estruturação de todo o seu texto, a reanálise e o destaque de determinados aspectos são absolutamente novos.
Referências Bibliográficas: (Vancouver)
1. ALMEIDA Filho, N.; SANTANA, V.S.; COUTINHO, D.M.; AGUIAR, W. & ANTONISSEM, D. Prevalência de Desordens Mentais em um Área Industrial da Região Metropolitana de Salvador — Aspectos Metodológicos e Achados Preliminares. Universitas, (32): 59-72,1983.