descritivo
Cheque
Duplicata
Nota Promissória
Professora: Elisabeth Bendig
Nome da aluna: Yramaia Del Castilho
Curso: Administração – BI 14
Instituição: Colégio Humboldt – IFPA (Instituto de Formação Administrativa)
Índice
Cheque
Figuras do cheque
Tipos de cheque
Anulação
Duplicata
O uso da duplicata
Nota Promissória
Fotos
Cheque
Nota Promissória
Duplicata
Bibliografia
Cheque Cheque é uma ordem escrita, pela qual uma pessoa titular de uma conta de depósito, ou de conta corrente em um banco, efetua, em proveito próprio ou em proveito de um terceiro, a retirada da totalidade ou de parte dos fundos lançados a seu crédito. Os cheques são enviados ao correntista bloqueados para evitar fraudes, a liberação dos talões é feita por telefone.
Figuras do cheque
Emitente do cheque: é a pessoa capacitada de acordo com a lei a assinar o cheque, autorizando formalmente ao banco que pague a quantia declarada ao beneficiário ou o portador do cheque, um cheque não existe, porem sem a assinatura do eminente.
Beneficiário: aquele que é o favorecido da ordem de pagamento dada, que pode ser o próprio emitente ou terceiro. O beneficiário do cheque é uma figura obrigatória, porém não é obrigatório que seu nome esteja no cheque, como ocorre com os cheques ao portador.
Tipos de cheque
Cheque administrativo: é um tipo de cheque emitido pelo próprio banco. É usado quando alguém precisa de uma certeza sobre a existência de fundos em uma negociação que está sendo feita. Não é preciso ter conta no banco para obter um cheque administrativo, porem o gerente do banco cobra uma taxa para emitir.
Cheque ao portador: é um cheque em que não se menciona qualquer pessoa ou entidade beneficiária, e como tal podem ser pagos no balcão à pessoa depositante.
Cheque nominativo: é um cheque que têm inscrito o nome do beneficiário.
Cheque cruzado: é aquele que, por meio de dois