Descreva detalhadamente 02 (dois) princípios gerais do orçamento publico.
Caro Acadêmico, como atividade avaliativa, proponho que analise a estrutura da administração Direta do seu Estado e faça um esquema que represente essa estrutura. Atenção, se pesquisar no site do Governo Estadual (cada acadêmico pesquisa no seu estado), terá informações sobre a organização da administração.
Resposta:
O governo de São Paulo conta com uma estrutura organizacional qualificada que, sob a coordenação direta do governador do estado, é responsável pelas políticas relacionadas aos diferentes setores da administração publica estadual.
Governador
Vice – Governador
Fundo de Solidariedade
Secretárias Estaduais (Educação, Saúde, etc...)
Empresas (CDHU, Sabesp, etc...)
Autarquias (Artesp, USP, etc...)
Fundações (Casa, Padre Anchieta, etc...)
Poder Publico (Legislativo, TJSP, etc...)
Questão 2
Descreva detalhadamente 02 (dois) princípios gerais do orçamento publico.
Resposta:
Principio da Unidade: O orçamento deve ser único, ou seja, cada unidade da Administração Publica deve ser dotada de apenas um orçamento.
Principio da Universalidade: O Orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado, para que o Poder Legislativo possa exercer o controle e fiscalização da aplicação das finanças publica.
Questão 3
Leia o texto abaixo
Em suas análises sobre a evolução da administração pública brasileira, Vossa Excelência. tem sustentado que o Brasil já superou o patrimonialismo, atravessou a fase burocrática e acha-se pronto para ingressar na administração gerencial. No entanto, vários estudiosos da administração pública, com respaldo nos fatos, afirmam que o Brasil ainda não apresenta condições para tanto. Vera Storck, pesquisadora da UFRGS, afirma, por exemplo: A história da administração pública brasileira é a história do estamento, do patrimonialismo, do rei, senhor das terras, das gentes e dos cargos. É a história dos amigos do rei, os quais modernamente se inserem no tecido da administração pública pela via do contrato sem