Contribuição das diversas áreas do conhecimento para o profissional contábil.
1 Descreva sobre o conteúdo, o processo de elaboração e o acompanhamento do PPAG.
O Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) é o instrumento normatizador do planejamento da administração pública de médio prazo. A lógica de sua criação inicia-se no reconhecimento de uma carência/demanda da sociedade ou um pleito administrativo, social ou econômico.
No Brasil, a Constituição federal concebe duas modalidades de planejamentos, hoje para hoje e hoje para amanhã, no qual o PPAG é um plano norteador de hoje para amanhã.
Está voltado para a programação da gestão e administração pública, tendo como objetivo guiar as autorizações orçamentárias anuais definindo detalhadamente a composição da lei orçamentária anual bem como incluir todas as receitas e despesas no processo orçamentário.
Conforme a constituição, o PPAG vai orientar e organizar em programas todas as ações desenvolvidas pelo setor púbico alinhando com a orientação Estratégica de Governo, tornado público as informações referente à execução dos programas de Governo. Como prevê a constituição o PPAG estabelecerá:
De forma regionalizada;
As diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal;
Paras as despesas de capital: as despesas de capital ocupam um lugar central no plano, por compreender as subcategorias, Investimentos, Inversões Financeiras e Transferências de Capital, ou seja, recursos transferidos a outros entes para a aplicação em despesas de Capital.
Despesas decorrentes das despesas de capital: é dedicada aos investimentos.
Para os programas de duração continuada: com exceção dos investimentos, todas as demais ações governamentais terão rigor quanto ao inicio e conclusão, por exemplo: manutenção e conservação de serviços.
O Plano Plurianual possui um ciclo de gestão específico, também denominado ciclo orçamentário, que compreende os processos durante quatro exercícios onde vão viabilizar alcançar os objetivos do governo, para tanto possuem