Sistemas Operacionais
CURSO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
SISTEMAS OPERACIONAIS
UBERLÂNDIA
2013
1.3 Revisão sobre hardware de computadores
Um sistema operacional está intimamente ligado ao hardware do computador no qual ele é executado. O sistema operacional estende o conjunto de instruções do computador e gerencia seus recursos.
1.3.1 Processadores
Correspondem ao cérebro do computador, pois é o responsável em executar todas as tarefas referentes à busca/execução dos programas e dados. Para modularizar seu funcionamento, será apresentado o modelo didático com as seguintes componentes:
• ULA (Unidade Lógico-Aritmética) – realiza um conjunto de operações aritméticas e lógicas necessárias à execução das instruções .
• UC (Unidade de Controle) – busca de instruções da memória, de acordo com a necessidade da instrução a ser processada. • Registradores – Pequenos espaços de memória que o processador trabalha executando as instruções. Geralmente possuem o mesmo tamanho e tem velocidade muito alta. Destacam-se:
PC – Contador de Programa, cujo nome não reflete sua função, que é indicar a próxima instrução a ser executada na memória.
IR – Registrador de instruções, que indica a próxima instrução a ser executada.
• Memória Cache – Atualmente para melhorar o desempenho, os processadores atuais possuem uma memória de altíssima velocidade (quando comparada a memória RAM ou disco rígido) para arquivar os dados de maior utilização, evitando acessos constantes à memória.
Conforme vimos anteriormente, a seqüência de funcionamento segue a proposta do modelo de Von Neumann, busca-decodificação-execução.
O processo de busca da instrução (fetch) transfere a instrução da posição da memória (indicada pelo registrador PC) para a CPU. A decodificação é responsabilidade da unidade de controle, que após decodificação gerencia os passos para execução a ser feita