Principais Fatores de Risco
Ter pressão alta, não significa ter problemas no coração. Muitas vezes a hipertensão arterial não apresenta sintomas, mas não se engane, pois ela pode estar lá!
A hipertensão arterial, na grande maioria das vezes, não tem uma causa conhecida. Sabe-se que além da herança familiar, hábitos como comer alimentos com excesso de sal, estresse, peso acima do ideal, sedentarismo e tomar bebidas alcoólicas em excesso, aumentam os riscos de desenvolver hipertensão.
Alguns sintomas de hipertensão são dor na nuca, dor de cabeça, sangramento nasal, tontura e vermelhidão facial.
As pessoas com hipertensão não controlada apresentam um risco três vezes maior de apresentar um ataque cardíaco e sete vezes de ter um derrame cerebral.
Uma pressão mais alta que 14 por 9 medida duas vezes, em dias diferentes, evidencia a hipertensão.
Diabetes
Você tem sentido sede excessiva? Tem urinado com maior freqüência? Tem apresentado perda ou ganho de peso sem causa aparente? Tem apresentado machucados, cortes ou infecções que demoram a sarar? Alguém da sua família teve ou tem diabetes? Você fica cansado logo, sem nenhuma razão aparente?
Se você respondeu sim para algumas destas questões, procure o médico. É que estes sinais podem indicar o diabetes, distúrbio caracterizado pela incapacidade do organismo assimilar o açúcar ingerido nas refeições. Mas apenas o especialista pode confirmar estas suspeitas e prescrever os cuidados adequados. Em muitos casos, o tratamento envolve apenas uma mudança nos hábitos alimentares e de vida. Em outros, há a necessidade de tratamento medicamentoso. Se não tratado, o diabetes pode trazer problemas para vários órgãos, entre eles o coração, rins, pés e olhos.
Além disso, o diabético corre um risco maior de ter doenças cardíacas. O tratamento do diabetes é essencial para um coração saudável, bem como para sua saúde em geral.
Colesterol
Você sabia que o peso corporal não está relacionado com o nível de colesterol no sangue? Existem pessoas