Desconfiança no Ambiente de Trabalho
Desconfiar de quem lhe dá motivos para tal é muito aceitável, até recomendável, mas num ambiente de trabalho onde as pessoas estão ali para trabalhar e não para fazer intrigas é temerável.
Quando a desconfiança e a tensão invadirem o local de trabalho, a produtividade e a moral podem sofrer. Para garantir que esses problemas não terão um impacto negativo, trabalhe para superar esses desafios. Embora o evitamento desses problemas ou sua correção já estejam presentes, não so pode meçhorar a felicidade dos funcionários, mas também tornar o ambiente de trabalho mais propício a resultados produtivos, não de conflito e discórdia.
Independentemente de quão certo ou errado você possa pensar que os trabalhadores estão em ambos os lados de uma questão, você deve continuar a ser um partido neutro a todo custo.
Se a desconfiança e a tensão têm surgido, provavelmente existe uma raiz originária. Monitore o relacionamento com os colaboradores e tente determinar de onde essas coisas estão vindo, buscando a fonte específica para que você possa resolver o principal problema subjacente.
Discuta o conceito de confiança. Reúna-se com os trabalhadores, conversando sobre a confiança como um conceito geral.
Muitas vezes, a desconfiança decorre de conflitos entre empregados individuais. Lide com essas questões de pessoa para pessoa sentando-se com os dois funcionários envolvidos e mediando uma discussão entre eles. Peça a cada funcionário para explicar os problemas que vem tendo com os outros, trazendo essas questões à tona e buscando uma solução para o conflito existente.
Informe os empregados que se tiverem qualquer problema com a confiança ou a tensão devem comunicar essas preocupações a você imediatamente. Peça-lhes para lhe enviar um e-mail ou escrever um bilhete sobre essas questões. Ao fornecer esse meio de comunicação, você realiza duas coisas. Primeiro, mostra aos seus funcionários que suas vozes são valiosas. Em segundo lugar,