transtorno de personalidade paranóide
O transtorno da personalidade paranoide é uma entidade patológica distinta que independe de fatores culturais, não é um estado transitório que se desenvolve a partir de um nexo de dinâmicas de grupo, a forma que a pessoa se relaciona com os outros é extraordinariamente rígido e invariável. Os indivíduos vivem na posição esquizoparanóide.
Sete padrões compõem os critérios de diagnóstico e pelo menos quatro devem estar presentes para que seja feito o diagnóstico.
Critérios do DSM-IV-TR para transtorno da personalidade paranóide:
1.suspeita, sem fundamento suficiente, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado.
2.preocupa-se com dúvidas infundadas acerca da lealdade ou confiabilidade de amigos ou colegas.
3.reluta em confiar nos outros por um medo infundado de que as informações possam ser maldosamente usadas contra si.
4.interpreta significados ocultos, de caráter humilhante ou ameaçador em observações ou acontecimentos benignos.
5.guarda rancores persistentes, ou seja, não perdoa quaisquer insultos, injúrias ou deslizes.
6.percebe ataques a seu caráter ou reputação que não são percebidos pelos outros e reage rapidamente com raiva ou contra-ataque.
7.tem suspeitas recorrentes e infundadas quanto à fidelidade do conjugê ou parceiro sexual.
Os pacientes paranoides frequentemente são levados a tratamento por membros da família ou colegas de trabalho que estão fartos das constantes acusações dos pacientes. Um cônjuge, por exemplo, que está cansado das acusações de infidelidade pode usar a ameaça do divórcio para forçar o indivíduo paranóide a tratar-se. Em geral essas pessoas não se convencem que estão psiquiatricamente doentes, seus problemas giram em torno da forma como os outros o maltratam e traem. O pensamento paranóide é caracterizado por uma busca de significados ocultos, de chaves que revelam a verdade, o óbvio apenas mascara a realidade. Também é caracterizado por uma falta de flexibilidade, os