Descartes
3.1 Desenvolvimento Tecnológico
Porter afirma a importância de as empresas procurarem criar vantagem competitiva por meio da inovação, melhorando ou criando novas maneiras de desenvolver suas atividades, o que incluiria:
• Modificações de produtos e / ou serviços;
• Mudanças nos processos;
• Novas abordagens de comercialização e interação; e
• Novas formas de distribuição
A tecnologia está difundida em todos os departamentos das empresas e todas as áreas demandam estes recursos para seus projetos. E cada projeto precisa retornar o valor investido com tecnologia.
As mudanças tecnológicas interferem cada vez mais no dia a dia das empresas, causando grande impacto nas mesmas. Toda tecnologia nova substitui uma tecnologia antiga.
No caso da matéria prima mais utilizada pelas empresas que são as chapas de aço e de alumínio, as principais mudanças tecnológicas ocorrem no minério de ferro, bauxita e a hematita, principais matérias primas para sua obtenção, porém o processo produtivo dos veículos especiais não apresenta mudanças.
Com aumento em escala global da concorrência no segmento de carrocerias especiais, as empresas desse setor passaram a buscar e implantar técnicas e tecnologias que pudessem representar um diferencial competitivo, visando à conquista e fidelização dos seus clientes.
As empresas buscam introduzir um produto tecnologicamente novo ou significativamente aperfeiçoado que tenha sido novo não apenas para as empresas, mas também para o mercado nacional, também busca identificar os impactos das inovações associados ao produto (melhorar a qualidade ou ampliar a gama de itens ofertados), ao mercado (manter ou ampliar a participação da empresa no mercado, abrir novos mercados), ao processo (aumentar a flexibilidade ou a capacidade produtiva, reduzir custos), aos aspectos relacionados ao meio ambiente, à saúde, à segurança e ao enquadramento em regulações e normas. Elas buscam estar sempre atualizadas