Colombia
Gentílico: colombiano (a).
Língua oficial: espanhol. Esperança de vida: 72,5 anos. Alfabetização: 92,8%.
Moeda: peso colombiano.
O país possui a segunda maior população da América do Sul, que é constituída a partir da mistura entre índios, africana e europeia, sobretudo, espanhola. A maioria de seus habitantes vive nos principais centros urbanos, que se localizam, majoritariamente, nas áreas próximas ao litoral.
A escola de jornalismo da Universidade da Colômbia é considerada a melhor do mundo. Fundada em 1912, a partir de uma doação de Joseph Pulitzer, a escola está prestes a completar o seu centenário. Cinco anos após sua fundação foi concedido o primeiro prêmio Pulitzer, hoje considerado o mais importante prêmio em jornalismo do mundo.
Em artigo publicado na edição de setembro/outubro de 2010 da Revista ESPM, o diretor do programa de pós-graduação de Columbia, David Klatell, explica que para muitos estudiosos o ensino de jornalismo não é próprio para a academia. Nessa visão, o jornalismo seria uma profissão estritamente prática, imprópria para a academia, ela não exigiria um curso superior.
Klatell não discorda totalmente disto. Para ele, a formação em jornalismo não é essencial, apesar de muito importante. “Existem ótimos jornalistas que nunca foram a escolas de jornalismo, a uma universidade. Mas esse é um grupo muito pequeno de pessoas extremamente talentosas. Para a maioria das pessoas é necessário porque existe muito conhecimento especializado que os jornalistas devem saber. Não acho, no entanto, que todos necessariamente devam se formar.”
O curso deve ser voltado às técnicas da profissão. Mas aqui é preciso