Descartes
Este trabalho foi realizado para a disciplina de filosofia e com ele pretendo conhecer a abordagem de Descartes aos problemas da teoria do conhecimento e a forma como ele resolveu alguns problemas gnosiológicos e respondeu aos cépticos de forma perspicaz.
René Descartes nasceu em França no ano 1596 na cidade La Haye, hoje chamada de Descartes em sua homenagem. Este foi considerado o criador do pensamento cartesiano, o sistema que deu origem à filosofia moderna.
Foi também um filosofo, físico e matemático, sendo o seu método baseado no rigor da matemática e geometria.
Ele propôs uma filosofia que nunca acreditasse no falso e fosse fundamentada única e exclusivamente pela verdade e que anulasse o significado moral e religioso dos fenómenos naturais, pois achava que a ciência deveria ser pratica e não especulativa.
A sua principal obra foi “ O Discurso sobre o Método” que foi publicado em 1637, na qual ele expôs quatro regras para chegar ao conhecimento e essa obra tornou-se uma obra chave para toda a filosofia e racionalismos futuros.
Descartes para responder aos cépticos, que argumentavam que o conhecimento não era possível ser atingido, colocou-se na pele dos cépticos e rejeitou tudo o que poderia ser posto em causa para tentar encontrar uma verdade que fosse auto justificada, chamada de crença básica, que não pudesse ser posta em causa pois se encontrasse essa verdade anularia o principal argumento dos cépticos da regressão infinita da justificação.
O conhecimento derivaria todo desses fundamentos do conhecimento que são as crenças básicas, uma boa maneira do compreender o conhecimento é compará-lo com um edifício, o que sustenta os edifícios são os alicerces, ora, os alicerces do conhecimento são as nossas crenças básicas.
Dúvida metódica
Para mostrar que os cépticos estão enganados e encontrar os fundamentos do conhecimento Descartes utilizou um método denominado de dúvida metódica.
A dúvida metódica é um acto de