Células
1-A DESCOBERTA DA CELULA
As células foram descobertas em 1667 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, um pedaço de cortiça (tecido vegetal morto), verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim "cella", pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos hexagonais que eram as paredes de células vegetais mortas.
Em 1838 Matthias Schleiden e Theodor Schwann, estabeleceram o que ficou conhecido como teoria celular: "todo o ser vivo é formado por células tronco".
Com o avanço das técnicas de observação e também da microscopia, aos poucos foi sendo possível descobrir em células vivas a grande complexidade da menor estrutura viva conhecida até então. Com o uso de corantes, por exemplo, foi possível a identificação do núcleo celular e dos cromossomos, estrutura com milhares de informações que hoje em dia são denominados de genes (unidade genética que determina as características de um indivíduo). Pouco depois, comprova-se que todas as células de um mesmo organismo têm o mesmo número de cromossomos. Este número é característico de cada espécie animal ou vegetal e responsável pela transmissão dos caracteres hereditários.
2-AS FUNÇOES E OS TIPOS DE CELULAS
O nosso organismo é composto por vários tipos de células, que juntas no formam por inteiro (órgãos, pele, etc.) e cada uma desempenha uma função no organismo. Existem as células eucariontes (possuem carioteca) e procariontes (não possuem carioteca).
Células Procariontes
As células procariontes, conhecidas também como procariotas são extremamente diferentes das células eucariontes, mas ambas são de extrema importância para o organismo. A sua principal característica é a ausência de carioteca pelo falta de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho. Acredita-se que isso acontece devido ao fato de não possuírem compartimentos membranosos que são originados pela evaginação ou invaginação. Estas células são