descartes e suas teorias
teorias
Há a teoria que é específica do próprio Descartes, de que importa tratar primeiramente, e uma filosofia Cartesiana, que é desdobrada por sobre os seus princípios fundamentais, com consequências mais coerentes e radicais, à quais seus discípulos foram levados por novas meditações.
Em tratando da filosofia do próprio Descartes, há que mostrar seu sistema como um todo, mas com o destaque posto ali onde ofereceu inovações. No repassar as diversas áreas da filosofia tratadas, como lógica (sobretudo metodologia), gnosiologia, ontologia, filosofia natural, moral, revelam-se em que cada uma doutrinas peculiares do cartesianismo.
A filosofia de Descartes se concentrou no estudo do conhecimento. Por isso, uma divisão didática procede adequadamente, ao dividir toda a sua filosofia em grandes unidades, ou capítulos, destacando para o primeiro o que mais o preocupou e veio efetivamente a tratar:
- o método e a teoria do conhecimento....
- filosofia geral, natural, em que vai incluída a psicologia, finalmente a filosofia moral, de que se ocupou também, ainda que parcamente....
No primeiro capítulo, referente ao conhecimento, o tema é abordável sob dois pontos de vista distintos, portanto em dois artigos separados, ainda que o mesmo Descartes não os tenha separado inteiramente:
Método em Descartes...
Teoria do conhecimento em Descartes....
Trata-se, pois, ao conhecimento primeiramente do ponto de vista meramente formal da lógica, e destacando o método; a seguir, do ponto de vista da validade de conteúdo gnosiológico, particularmente do ponto de vista da certeza inicial.
racionalismo
"O racionalismo pode consistir em considerar a razão como essência do real, tanto natural quanto histórico. Sustenta a primazia da razão, da capacidade de pensar, de raciocinar, em relação ao sentimento e à vontade, pressupondo uma hierarquia de valores entre as faculdades psíquicas; ou a posição segundo a qual somente a análise lógica ou a razão pode