Difração de raio-x
Tópicos relacionados
Problemas
Bremsstrahlung, radiação característica, espalhamento de Bragg, lei de absorção, coeficiente de absorção específico, fronteira de absorção, meia-largura, efeito fotoelétrico, espalhamento Compton, formação de pares.
1.
Determinar a atenuação de intensidade da radiação primária para o alumínio e o zinco em função da espessura do material para dois diferentes comprimentos de onda. Os coeficientes de absorção específicos são obtidos a partir das correspondentes representações gráficas
2.
Determinar o coeficiente de absorção específico de uma folha de espessaura constante para o alumínio e o estanho como função do comprimento de onda e comparar com valores teóricos. Mostrar, pela representação gráfica que µ/ρ = f(λ3).
3.
Determinar os coeficientes de absorção para o cobre e o níquel, próximo à fronteira de absorção, como função do comprimento de onda e representa-los graficamente. Calcular as energia do nível K para ambos. 4.
Provar que o comportamento µ/ρ = f(Z3,12) se aplica.
Princípio
Raios-X policromático são selecionados por comprimento de onda (energia) através de um cristal analizador. A radiação monocromática selecionada é usada como fonte primária incidente, para estudo do comportamento de absorção de diversos metais em função de sua espessura e do comprimento de onda da radiação primária. Equipamento
Unidade de raios-X
Tubo contador, tipo A, BNC
Contador Geiger-Müller
Conjunto de absorção p/raios-X
Cabo BNC blindado, l 300 mm
09056.97
09025.11
13606.99
09056.02
07542.10
1
1
1
1
1
Fig. 1: Montagem experimental para determinação de absorção de raios-X.
Instituto de Física – UFRJ / Prof. Máximo Ferreira da Silveira
1
Absorção de Raios-X
Montagem e procedimentos
Monta-se o experimento conforme mostrado na Fig. 1.
Coloca-se o colimador de d = 2 mm na saida dos raios-X.
Pressionando o “botão zero”, posicina-se o