Descartes - discurso do metodo apresentação
2º - Ele volta a esse assunto, agora falando que o “dúvidar” talvez seja impróprio para algumas pessoas... Mas por que isso? Pois muitas pessoas se julgam mais sábios do que realmente são e assim sendo, não se preocupam em pensar direito, não tem a habilidade de formar um alicerce e conectar todos seus pensamentos, essas pessoas simplesmente não conseguem coordenar todas suas ideias, pois se acham bom de mais para faze-lo. Mas existem aquelas humildes o bastante para compreender tudo sem pressa, com paciência, mas elas se sentem acanhadas por aqueles que acabo de falar, e acabam aceitando a opinião DELES como verdadeira.
Mas por que eu estaria falando isso? Qual o meu objetivo?
Simples, Descartes desde jovem decidiu que a opinião dele era tão importante quanto a dos outros e ele diz que seria como os que se sentem acanhados, se não fosse pela sua decisão de trilhar seu próprio caminho.
Pluralidade de opiniões. Pluralidade de opiniões é o que descartes fala a todo o momento, sutilmente ou não!
Ele só conseguiu aguentar todos os anos que decidiu aprender sozinho aceitando essa pluralidade, não queria utilizar uma viseira de cavalo pra não pode ver outro caminho.
Ele mesmo estaria no segundo grupo, se não fosse por isso, ELE decide pensar por si próprio, parar de pensar com a cabeça dos outros, parar de se importar com o que os outros dizem.
Mas agora imagina isso em 1660 e guarana com rolha? Estamos no século XXI e