Ren Descartes Apresenta O 1
Discurso do Método de
René Descarte
EQUIPE: ALICE, JULYANNA , ROSANA E TATIANE
Quem nunca disse: “Eu vou matar quem inventou a matemática”, pois é , foi esse carinha aí, com carinha de dúvida eterna!Então meninas foi muito legal pesquisar Descarte e essa quarta parte, é sem dúvida, verdadeiramente especial!
Vamos lá!!!
“O que leva muitas pessoas, porém, a se convencerem de que há dificuldade em conhecer Deus e conhecer sua alma, é o fato de nunca elevarem seu espírito para além das coisas sensíveis”
O QUE SE REVELA NA 4ª PARTE DO DISCURSO DO
MÉTODO?
Nessa 4ª parte, Descarte revela que só é possível chegar a verdade através da razão do ser humano(apresentando assim o
RACIONALISMO - “nunca nos devemos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”, e que desejava transmitir de uma forma mais simples seus conhecimentos. Descarte observa também, que se ele quisesse chegar a essa verdade, ele deveria colocá-la em dúvida e negar os sentidos e à imaginação, porque eles nos enganam, e para ele, acordado ou sonhando teríamos os mesmos pensamentos.
O QUE SE REVELA NA 4ª PARTE DO
DISCURSO DO MÉTODO?
Nessa 4ª parte, Descarte revela que só é possível chegar a verdade através da razão do ser humano(apresentando assim o RACIONALISMO - “nunca nos devemos deixar persuadir senão pela evidência de nossa razão”, e que desejava transmitir de uma forma mais simples seus conhecimentos. Descarte observa também, que se ele quisesse chegar a essa verdade, ele deveria colocá-la em dúvida e negar os sentidos e à imaginação, porque eles nos enganam, e para ele, acordado ou sonhando teríamos os mesmos pensamentos.
Quantas vezes achamos, que ao viver uma situação, falamos: ”Já vivi essa situação”
Por exemplo, essa situação que estamos vivendo, aqui, agora, será que ela é mesmo real, será que não estamos sonhando?
Descarte ao duvidar de tudo percebe que, ele cita:
“ convinha necessariamente que eu, que pensava, fosse alguma coisa. Ao notar que