Descartes digitais
Depósito para descartes digitais (DDD):
Agora, os produtos de informática como monitores, mouses, teclados e impressoras de computador que não tem mais utilidade para a população podem ser descartados no Instituto Dual, no bairro Glória, em Joinville/SC. O DDD (Depósito de Descartes Digitais) ficará disponível 24 horas por dia para a entrega de pequenos lotes dos materiais e de segunda a sexta, entre 8h e 18h na rua Brigada Lopes, 153, no Glória, para a entrega de cargas maiores, levadas por caminhões das empresas, por exemplo.
O guichê instalado no instituto lembra as esteiras de bagagem utilizadas nos aeroportos. Os produtos descartados são colocados numa pequena entrada e transportados automaticamente para o depósito de mil metros quadrados. Lá, passam por uma triagem realizada pelos funcionários da instituição. O que ainda puder ser utilizado será encaminhado a escolas, associações e famílias carentes. Os materiais inservíveis serão destinados a reciclagem.
De acordo com Marcos Stolf, presidente do instituto, a ideia de criar o DDD surgiu há mais de um ano para atender a uma necessidade da população e preservar o meio ambiente. “Qualquer tipo de parte dos computadores pode ser levada ao depósito”, informa Stolf.
A implantação do DDD complementa o Programa de Acessibilidade Digital Comunitária, que recolhe e reaproveita máquinas caça-níqueis em Joinville e região. O programa é uma iniciativa do Instituto Dual para conscientizar a população de que esses produtos não podem, de forma alguma, ser jogados no meio ambiente devido a presença de materiais pesados que contaminam o lençol freático.
A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Joinville, por meio da CDL Jovem, apoia a reciclagem do lixo eletrônico na região. O Recicla CDL é uma promoção da Federação das CDLs de Santa Catarina.
Serviço – Depósito de Descartes Digitais
O que pode ser levado: CPUs de computadores, monitores, mouses,