Descarte incorreto
O MDF possui componentes químicos que são tóxicos tais como, tinta/solvente/óleo e formol, sendo assim não devem ser queimados. Pois a queima desses componentes podem trazer sérios riscos à saúde, como por exemplo, o câncer.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) - (2005) o formol está classificado como cancerígeno e, portanto, a exposição a este agente deve ser controlada. No entanto no Brasil ainda se utiliza MDF classificados como E2 e E3 (que já foram banidos da Europa). Apenas a MASISA fabrica no padrão E1 (menor emissão de formol).
Reciclagem
A Eucatex contribui para a preservação ambiental e principalmente das florestas, investindo no reaproveitamento de resíduos de madeira, reduzindo a poluição no meio ambiente. Seu programa de reciclagem utiliza resíduos de madeira na geração de energia e tem como objetivos:
Utilização de biomassa (como fonte de energia renovável). É uma tecnologia mais econômica e menos impactante ao meio ambiente, pois não depende da queima de óleo diesel ou gás natural;
Responsabilidade ambiental, através da conscientização junto aos parceiros, que deixam de descartar os resíduos nos aterros e terrenos baldios;
Responsabilidade social, através de parcerias com cooperativas e com a APAE, que recebem benefícios de acordo com o volume arrecadado.
Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 77 01 909.
Segue abaixo um anexo do processo de reciclagem feita pela Empresa Eucatex:
A Eucatex estuda a viabilidade econômica e técnica junto ao fornecedor. Avalia a qualidade, o volume dos resíduos e a localização do fornecedor.
Os resíduos podem ser coletados em caçambas ou recebidos na Eucatex, em Salto (SP), onde serão recolhidos e transportados para o processamento (A).
Na Central de Reciclagem (B), acontecem o processo de trituração (C), a retirada de materiais não ferrosos e metais (D), limpeza e separação (E).
O cavaco resultante é armazenado (F) e