Brinquedoteca
Neste presente trabalho apresento uma pesquisa sobre brinquedoteca, realizada teoricamente, e em uma escola municipal, com a finalidade de socializar este assunto, que apesar de sua importância e diversos benefícios para a formação das crianças ainda não está sendo disponibilizado a todos.
Na escola, em casa, e em espaços de lazer podemos identificar que as crianças hoje buscam um local para brincar, podendo assim interagir com um espaço voltado para sua faixa etária. E sabe-se que o espaço pedagógico adequado para esse processo-ação, brincar-aprender e vice-versa é chamado de Brinquedoteca. É com esse olhar sobre a importância do brincar no processo ensino-aprendizagem que se aborda o tema “Brinquedoteca” com o intuito de divulgar, expandir, conscientizar os dirigentes públicos
DESENVOLVIMENTO
A discussão sobre a importância do brincar para a criança tem uma longa história descrita por muitos estudiosos e pensadores do meio educacional. O brincar sofreu transformações no processo histórico desde o seu reconhecimento como elemento importante para a formação do ser humano. A idéia de proporcionar as crianças um espaço de brincadeiras nas escolas não é tão recente como muitos pensam, esse assunto vem sendo trabalhado já a um longo periodo. O que é uma brinquedoteca?
A Brinquedoteca é uma nova instituição que nasceu neste século para garantir à criança um espaço destinado a facilitar o ato de brincar. É um espaço que caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos, jogos e brincadeiras, sendo um ambiente agradável, alegre e colorido, onde mais importante que os brinquedos é a ludicidade que estes proporcionam.
A primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja. Com isso, criou-se um serviço de