Descalça
Ano lectivo2011/12
Ficha de trabalho de Filosofia Ano:10º Turmas: A,C,O
Valores e acção humana
Análise de um caso: o dilema de Heinz
Consideremos o seguinte dilema moral sugerido por KOHLBERG
A: Uma mulher estava a morrer com um tipo especial de cancro. Havia um medicamento que, segundo pensavam os médicos, poderia salvá-la. Era uma forma de radium que um farmacêutico, na mesma cidade, descobrira recentemente. A manipulação do medicamento era cara, mas o farmacêutico cobrava dez vezes mais do que o preço do custo. Pagava 200 euros pelo medicamento e cobrava 2000 euros por uma pequena dose do medicamento.
O marido da senhora doente, Heinz, recorreu a toda a gente que conhecia para pedir emprestado o dinheiro, mas só reuniu 1000 euros, o que era apenas metade do custo. Disse ao farmacêutico que a sua mulher estava a morrer e pediu-lhe para o vender mais barato ou se podia pagá-lo mais tarde. Mas o farmacêutico disse “Não, descobri o medicamento e vou fazer dinheiro com ele”. Então, Heinz fica desesperado e pensa em assaltar a loja do homem e roubar o medicamento para a sua mulher.
Responda às seguintes questões:
1. Heinz deveria roubar?
2. Se Heinz não amasse a sua mulher, deveria roubar o medicamento para ela?
3. E se a pessoa doente não fosse a sua mulher, mas uma pessoa estranha, Heinz deveria roubar o medicamento?
4. E se em vez de uma pessoa estranha fosse um animal de estimação de que muito gostava?
1
B: Heinz assaltou a loja. Roubou o medicamento e deu-o `a mulher. No dia seguinte, a notícia do roubo vinha nos jornais. Brown, um polícia que conhecia Heinz, leu a notícia. Lembrou-se que tinha visto Heinz a sair a correr da loja e percebeu que tinha sido Heinz quem roubara o medicamento. Brown perguntou a si mesmo se devia comunicar que era Heinz o ladrão.
Responda à seguinte questão:
1. O polícia Brown deve acusar