Projeto reciclagem
Os homens e mulheres que pretendem ingressar em uma associação devem refletir sobre a mudança comportamental e cultural exigida.
Para que a associação dê certo, o NÓS deverá sobrepor ao EU tanto nas ações dentro da associação como em relação ao bem-estar de todos, pois, como vivemos em sociedade, para termos uma boa qualidade de vida é necessário que isso também ocorra no nosso entorno. Os maiores e mais fortes fatores de fracasso de uma associação são: a falta de solidariedade entre os associados, à disputa interna rasteira, a fofoca, o disse-que-disse, o operar individualmente por fora da associação, à falta de autonomia da associação e a falta de estratégia, de visão de curto, médio e longo prazo.
O associativismo não é a solução para todos os problemas, longe disso, mas é, sem dúvida, uma proposta e um caminho comprovadamente eficiente para que os/as trabalhadores/as levem à frente e conquistem seus objetivos e uma melhor qualidade de vida. No entanto, não basta fundarmos uma associação por todo o Brasil, é necessário que elas se organizem em estruturas de segundo grau, ou seja, em Federações e Confederações e na Constituição de redes mais amplas.
O QUE É ASSOCIAÇÃO?
Associação, numa primeira definição mais ampla, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados.
Formalmente, qualquer que seja o tipo de Associação ou seu objetivo, podemos dizer que a associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições para maior e melhor realização dos seus objetivos. A associação caracteriza-se por: a) Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns; b) Seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções, etc.; c) Seus fins podem ser