DESBRAVANDO TERRAS

1072 palavras 5 páginas
DESBRAVANDO TERRAS: ROBISON CRUSOÉ

Por
JESSICA MOURA OLIVEIRA DA SILVA
Aluna do Curso de Graduação em Letras

Trabalho apresentado ao Professor Marcelo Diniz no curso de
Literatura Comparada I

Faculdade de Letras da UFRJ
1ª semestre de 2014
I.
II. I. Introdução
III.
O trabalho tem como objetivo a analise da obra Robinson Crusoe de Daniel Defoe, no sentido de observar o modo como a religião é tratada no romance. O artigo foi proposto como método de avaliação para disciplina de Literatura Comparada ministrada pelo professor Marcelo Diniz.

II. Robinson Crusoé

O criador de Robinson Crusoé, Daniel Defoe nasceu em uma época onde o mundo moderno começava a se desenvolver, por isso, talvez, ao invés de ter um personagem ditado pelas leis de Deus, tenha um personagem capaz de pensar e agir por si mesmo. Significa um rompimento com as tradições do passando, dando margem a modificações e afirmações do indivíduo em todos os caracteres em que está envolvido, seja ele político, social ou religioso.

A sociedade passa a exigir cada vez mais um mundo industrializado que requer mão de obra barata, favorecendo dessa maneira o trafego de escravos de um continente a outro como simples mercadoria e movimentando setor, transformando-o em um grande negócio e muito lucrativo.

Ansiando pela própria autonomia Robinson Crusoé começa sua jornada, saí de sua terra natal sem auxilio, nem mesmo o financeiro e começa uma empreitada em busca de reconhecimento social e em seus futuros lucros.

Em sua primeira viagem, no entanto, aos primeiros sinais de uma tormenta reza a Deus por auxílio e faz promessa que serão esquecidas no momento seguinte a diminuição da tempestade, durante a viagem esse mesmo método é adotado diversas vezes, até que finalmente o navio

Relacionados

  • classes agrupadas
    13180 palavras | 53 páginas