DESATRE
RESUMO
Os desastres estão compostos pela combinação de vários fatores: vulnerabilidade, capacidades, ameaças e riscos, fatores que combinados e fora de controle geram o evento.
Desastres são, na maioria das vezes, inevitáveis e por isso é necessário a capacitação para a atuação no trabalho de atendimento. O Corpo de Bombeiros Militar, no Brasil, é treinado e capacitado a avaliar e agir nestes tipos de ocorrências, através não só de cursos, mas também planejamento. Toda organização, em desastres, é baseada no Sistema, mundialmente conhecido, como SCO ou Sistema de Comando em Operações. Para que este conjunto de fatores funcione é necessário comando e, para entender melhor este processo será realizado este estudo, com o objetivo de apresentar e demonstrar a eficiência prática do SCO.
Esta pesquisa será bibliográfica, de caráter acadêmico, que por fim demonstrará a sua fundamental utilização pelo Corpo de Bombeiros, nacional, frente a um desastre.
Palavras-Chave: Sistema de Comando em Operações. Desastres. Corpo de Bombeiros
Militar. Operações. Prevenção.
1 INTRODUÇÃO
Desastres humanos são causados por fenômenos naturais ou ações e omissões humanas. Apresentam como resultado interrupção das funções de um a sociedade, perdas materiais, ambientais e/ou humanas. Nestas circunstâncias, o fato excede a capacidade da população afetada de se recuperar somente por recursos próprios. Classificam-se segundo a velocidade com que ocorrem e/ou suas causas.
Segundo o Sistema Nacional para Prevenção e Gestão de Desastres
Desastre é toda situação que causa alterações intensas nos componentes sociais, físicos, ecológicos, econômicos e culturais de uma sociedade, pondo em iminente perigo a vida humana e os bens dos cidadãos e da nação, sobre passando a
Aluna Soldado do CEBM. Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Graduada Bacharel em Educação
Física e Esportes em 2008.
E-mail: carolinaprevedello@bol.com