A indústria e o meio ambiente
A indústria é responsável por transformar a matéria-prima em produtos para fins comerciais do homem, gerando também empregos, rendas entres outros pontos positivos.
No entanto, as indústrias vem crescendo cada vez mais e assim provocando uma séries de problemas ambientais, como os gases emitidos na atmosfera e a boa parte do esgoto que é lançado nos rios de forma errada.
No meio ambiente, podemos dizer que não só o Brasil, mas todo o mundo tem passado por uma preocupação séria nos casos da natureza e seu desmatamento. Diversas atitudes hoje de sustentabilidade, tem sido realizadas como forma de redução aos efeitos causados pela poluição, que vem sendo maior ao longo dos anos.
A Indústria e o Meio Ambiente antes dos Anos 70
Antes dos anos 70, quando as primeiras indústrias surgiram, os problemas envolvendo o ambiente eram poucos, pois o número de população era baixa e consequentemente a produção era pequena. Mas neste mesmo período, começaram a surgir alguns problemas e as empresas tiveram que tomar controle de suas atitudes relacionadas à poluição, segurança e a qualidade dos produtos.
A Indústria e o Meio Ambiente na Década de 80 a 2010
A partir desta década, as preocupações com o meio ambiente não pararam de crescer, foram criadas leis, resoluções e descretos a favor da nossa existência. As empresas tiveram que se adequar às exigências e com isso surgiram resultados positivos no mercado, já que as indústrias estavam dentro da lei e priorizaram o contexto do assunto do meio ambiente.
A década de 80 foi marcada por sérios acidentes ambientais, em vários países do mundo. Começando com a chuva ácida que ocorreu no ano de 1982 no Canadá, em 1984, na Índia sofreu com vazamento de elementos tóxicos da fábrica de pesticidas, na antiga URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) no ano de 1985, aconteceu uma explosão de um dos 4 reatores de uma usina atômica, e que por fim, no final da década de 80 no Alasca, o petróleo de