Desastres Nucleares
Ocorreu
Chernobyl: Ocorreu no dia 26 de abril 1986, na usina nuclear de Chernobyl na Ucrânia.
Fukushima: Aconteceu em 11 de março de 2011, na Central Nuclear de Fukushima I no Japão.
Causas
Chernobyl: Falha humana.
Na usina nuclear de Chernobyl foi realizado um experimento com o reator 4. Os operadores da usina queriam observar o comportamento do reator nuclear com baixos níveis de energia, porém, para que isso fosse possível os responsáveis teriam que ignorar algumas regras indispensáveis de segurança. O reator 4 explodiu por falha humana espalhando pelo ar grafite com plutônio. A unidade 4 de Chernobyl acumulava cerca de 180 toneladas de combustível nuclear.
Reações
Chernobyl:
Ao terem ciência do acontecido, as autoridades organizaram uma operação de limpeza no local. Foram enviados ao local helicópteros com cargas de areia e chumbo para conter as chamas. Logo após o ocorrido foi construído um sarcofogo que isolou o lugar.
Foram várias as consequências do desastre quanto a população e também ao meio ambiente. Muitas doenças, mutações, deformações genéticas foram resultados dos efeitos da radiação nas pessoas e danos irreparáveis quanto ao meio ambiente, como os animais que foram afetados e também pelo solo contaminado.
Para resolver o problema da contaminação foi projetado uma construção de um novo confinamento de segurança, onde uma gigantesca estrutura isolará a usina nuclear de Chernobyl. Porém todos os trabalhos foram feitos para amenizar o problema com a radiação, pois levara muito tempo ate o local ser totalmente descontaminado.
Causas
Fukushima: Terremoto e maremoto.
Um terremoto de 9 graus na escala Richter provocou a queda do sistema de segurança em três dos seis reatores ativos e o desligamento do sistema de refrigeração. Os reatores 4, 5 e 6 haviam sido fechados para manutenção antes do terremoto. Os reatores restantes foram fechados automaticamente após o terremoto e geradores de emergência