Energia Nuclear e sua Utilização
Energia Nuclear é um sistema energético baseado na manipulação da fissão nuclear em que ocorre a divisão de átomos como o urânio ou o tório. A fissão nuclear foi desenvolvida em 1938 para fins bélicos (de guerra) com a produção da bomba atômica. Apenas depois seu uso foi voltado para a produção de energia. No começo a energia nuclear foi pouco utilizada, mas após a Crise do Petróleo (década de 1970) tornado se responsável pela produção de 17% da energia elétrica do mundo, sendo a terceira maior produção de energia. Considerada a energia do futuro, os países que mais utilizam a energia nuclear são, em sua maioria, desenvolvidos, pois consomem muita energia e não dispõem de recursos naturais suficientes para atender a demanda.
Entre as vantagens: Não emite gases poluentes para a atmosfera; Não requer grandes terrenos e a devastação de uma larga área natural; Pouco impacto sobre a biosfera; Grande disponibilidade de matéria prima; Não depende do clima.
Entre as desvantagens: Riscos de acidentes que geram desastres; É mais cara que as demais fontes de energia; Os resíduos geram radioatividade nociva durante um longo tempo; Dificuldade de armazenamento e descarte dos materiais radioativos.
Energia Nuclear e sua Utilização
Energia Nuclear é um sistema energético baseado na manipulação da fissão nuclear em que ocorre a divisão de átomos como o urânio ou o tório. A fissão nuclear foi desenvolvida em 1938 para fins bélicos (de guerra) com a produção da bomba atômica. Apenas depois seu uso foi voltado para a produção de energia. No começo a energia nuclear foi pouco utilizada, mas após a Crise do Petróleo (década de 1970) tornado se responsável pela produção de 17% da energia elétrica do mundo, sendo a terceira maior produção de energia. Considerada a energia do futuro, os países que mais utilizam a energia nuclear são, em sua maioria, desenvolvidos, pois consomem muita energia e não dispõem de recursos naturais suficientes para