A Utilização da Energia Nuclear Segundo Alguns Fatores
Todo e qualquer tipo de energia esta associado a transformações. Não sendo diferente com a Energia Nuclear. Alguns isótopos tem a capacidade de emitirem energia durante as reações nucleares. A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento, podendo transformar-se em outro ou em outros elementos. Podendo ser um processo espontaneamente ou provocado a partir de uma reação de bombardeamento de nêutrons.
Mesmo com históricos de bombas e armas atômicas, hoje em dia a energia nuclear esta sendo usada para gerar energia elétrica. Vista por muitos como uma fonte de energia barata e limpa, é vista por outros como um perigo de radiação e lixo atômico.
1. Tecnologia Nuclear Está nas Mãos de Poucos Países
(Figura 1.1- Reatores em Operação por País em 2009 segundo a AIEA)
Após a descoberta da fissão, nos anos 50, a energia nuclear se tornou uma grande fonte de energia. Em geral, os países europeus são os que mais utilizam energia nuclear para obtenção de energia elétrica.
Um modelo tentador podendo gerar toda a energia desejada pela metade do custo do carvão, um quarto do custo do gás natural, um décimo do custo do petróleo, sem gerar gases significantes para o efeito estufa, independem das condições climáticas, a variação do preço da matéria prima não interfere no valor final, necessita de pequenas quantidades de matéria prima e utiliza pequenas áreas de terrenos para instalações de usinas, parece um modelo perfeito para gerar energia elétrica. Mas se pensarmos por outro lado, os custos iniciais são altíssimos, produz lixo radioativo, não é uma energia renovável (podendo esgotar – se futuramente), podem causar grandes acidentes provocados por falhas humanas ou técnicas e podem ser utilizadas para fiz bélicos (uma vez que está foi uma das primeiras utilizações da energia nuclear).
Mas se considerarmos apenas os custos, podemos entender porque essa tecnologia se concentra apenas nas mãos de poucos países, uma vez