desastres naturais no brasil
O termo “desastre” é designado para tratar de resultados adversos provocados por eventos distintos; no que tange aos desastres naturais, estes podem estar relacionados com a geodinâmica terrestre externa (causa eólica; relacionados com temperaturas externas; com o incremento ou com a intensa redução das precipitações hídricas), assim como com a geodinâmica terrestre interna (abalos sísmicos, maremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, movimentos gravitacionais de massas e processos de transportes de massas), entre outros.
No Brasil, tem-se registrado um número cada vez maior de desastres e, consequentemente, grandes danos e prejuízos têm repercutido no desenvolvimento nacional, especialmente na região Nordeste, castigada pelas sucessivas estiagens, secas e inundações. As demais regiões do país também sofrem com desastres naturais peculiares de sua localidade, como por exemplo, a região Sul que é assolada por saraivadas que convergem em prejuízos econômicos; bem como a região Sudeste, que por sua vez é afligida por deslizamentos de terra em grandes proporções originados pelo alto índice pluviométrico e a instabilidade de terrenos em encostas.
Aqui escreva sobre desastres no brasilem geral e um pouco de preferencia regionalizado por região :
Centro-oeste
Nordeste
Norte
Suldeste sul PERFIL DOS DESASTRES EM 2012
Todas as informações sobre os desastres ocorridos no Brasil são importantes para se traçar um perfil dessas ocorrências e planejar o gerenciamento desses desastres, principalmente para se adotar medidas de prevenção, de modo a evitá-los ou a diminuir os impactos causados por eles.
No ano de 2012, os desastres naturais novamente tiveram um impacto significativo na sociedade brasileira. No Brasil, oficialmente foi relatada a ocorrência de 376 desastres naturais, os quais causaram 93 óbitos e afetaram 16.977.614 pessoas (Tabela 1). Quanto aos municípios, 3.781 foram afetados (Tabela 2). Danos Humanos por Macrorregiões (Tabela