Desastres naturais na Terra
O planeta terra vem sofrendo diversas alterações climáticas e geológicas, as quais têm conseqüências impactantes na existência de todos os seres vivos, nós as chamamos de catástrofes naturais.
Sejam desencadeadas em forma de erupções vulcânicas, terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamento de terras, furacões, não importa, o fator relevante é que as catástrofes naturais estão cada vez mais presentes nos dias atuais.
Recentemente tivemos um exemplo, dolorido, por sua vez, onde um enorme terremoto seguido de um tsunami causou grande destruição e milhares de mortes no Japão, sem falarmos no risco de contaminação radiativa em decorrência de explosões nucleares ocasionadas pelos tremores de terra que vem ocorrendo, o que pode vir a ser mais uma vez uma herança muito cruel para a nação oriental.
O fato é que, por ingerência humana ou pela própria adaptação natural das alterações do planeta, os desastres naturais vêm exigindo não só dos governantes, como de toda a sociedade, ações e políticas de prevenção, mudanças de comportamento.
O futuro do nosso planeta é nossa responsabilidade, há quem diga que a atitude de uma pessoa apenas, não faça diferença, entretanto, tolo é aquele que não tem a consciência de que todos nós seres humanos fomos dotado da capacidade de fazer diferença e mais tolo ainda é aquele que não se dá conta de que juntos somos muitos e temos o poder de ajudar nosso planeta.
Contudo, de posse da informação de que somos responsáveis pelo planeta e podemos interferir, inclusive exigir a ajuda dos nossos governantes e contar com a ajuda de grandes instituições, que seja de forma positiva no ciclo de evolução da terra.