Trabalho em Equipe
Muitas empresas já utilizam o método de trabalho em equipe, com bons resultados. O mercado de trabalho – em constantes mudanças – redesenha as tarefas e as funções, criando a multifuncionalidade, a configuração de equipes semi-autônomas, exigindo responsabilidade, criatividade, desempenho e comprometimento dos empregados.
O colaborador ideal é aquele que se atualiza e busca crescimento profissional e o alcance dos objetivos da organização. É claro que este profissional varia de acordo com a filosofia e a cultura de cada empresa. Porém, esse profissional ideal não poderá surgir do nada. Hoje, mais do que nunca, surge a necessidade de as organizações desenvolverem as pessoas das quais dependem, ou seja, cabe às organizações promover o aperfeiçoamento de seus colaboradores. Ulrich (2002, p. 180), escreve que: “Quando aumenta as demandas aos funcionários, devem-se encontrar habilidades para lidar com as mesmas, e muitas empresas investem pesado para ajudá-los mediante atividade de desenvolvimento e aprendizado.”
Para empresas que resistem a uma economia cada vez mais competitiva, globalizada e inconstante, torna-se imprescindível sua adaptação para sua sobrevivência neste ambiente turbulento. Precisam também buscar uma renovação tecnológica mais acelerada, tentar desenvolver um quadro profissional enxuto e ágil,