Desarme
Tentar argumentar com uma pessoa que não é receptiva, as suas palavras cairão em ouvidos moucos; é necessário desarmar a pessoa. Seu oponente pode se sentir desconfiado e ou ameaçado. Desarmá-lo significa fazer com que ele ouça sua opinião e ao mesmo tempo conquistar o respeito dele, o mesmo não precisa gostar de você, apenas lhe respeitar. Ao tratar com uma pessoa difícil a ultima coisa a se fazer e passar para o lado dela. Para vencer a resistência de seu oponente, você precisa reverter essa dinâmica, se quer que ele escute, comece a escutar o que ele tem a dizer. Para conseguir que ele concorde com você, comece a concordar com ele em tudo o que for possível.
Dê uma audiência a seu oponente
Temos uma profunda necessidade de ser compreendidos, isso pode ajudar a dar uma reviravolta na negociação; ouvir requer paciência e autodisciplina; mantenha-se concentrado no que seu oponente está falando, ouvir pode não ser fácil mas pode ser muito útil.
Parafraseie e peça confirmação
Não basta apenas escutar o que seu oponente diz. Ele precisa saber que você ouviu o que ele disse. Para tanto, repita o que ouviu. Parafrasear significa repetir com suas próprias palavras o que seu oponente disse.
Respeite o ponto de vista
Mostre que você respeita o ponto de vista, todo ser humano por mais difícil que seja, tem uma profunda necessidade de ter sua opinião respeitada; satisfazendo essa necessidade você pode ajudá-lo a criar um clima favorável pra um acordo. Respeitar o ponto de vista não significa que você concorda com ele.
Respeite os sentimentos de seu oponente
Não ignore as emoções do seu oponente, por trás de seu ataque sempre existe raiva; por trás de inflexibilidade quase sempre existe medo. Através da linguagem corporal seu oponente reconhecera se você é sincero ou não.
Peça desculpas
A forma mais poderosa de reconhecimento é um pedido de desculpas, uma lição muito importante que aprendemos desde crianças, porém ao chegar a idade