NORMAS PARA ARTIGO CIENTIFICO E MODELO 2010
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
DE CONCLUSÃO DE CURSO
Profa. Me. Ana Madalena Fontoura de Oliveira
1. Definição de Artigo Científico
O artigo é a apresentação sintética, em forma de texto escrito, em um mínimo de
6 e máximo de 15 laudas, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. Seu objetivo fundamental é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão.
Os problemas/temas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.
2. Como dar início ao trabalho
O passo inicial para a redação do artigo é a elaboração de um projeto de pesquisa, visando esclarecer/definir o tema a ser trabalhado, o objeto a ser focalizado na pesquisa, seus objetivos, tanto o geral quanto os específicos, a metodologia de trabalho, bem como a bibliografia básica a ser consultada.
Segue, no Anexo 1, um modelo de formulário para projeto de pesquisa para a elaboração de um artigo científico de conclusão de curso.
3. A estrutura do artigo científico
O artigo apresenta a seguinte estrutura:
1.Título
2. Autor (es)
2
3. Epígrafe (facultativa)
4. Resumo e Palavras-chave;
5. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão),
6. Notas (opcional)
7. Referências.
3.1 - O título
Quanto ao título do trabalho, deve ser representativo de seu conteúdo, porém de forma concisa. O título de um trabalho não é seu resumo. Assim, devem ser evitados títulos longos. Um bom título deve conter apenas as palavras essenciais sem, todavia, prejudicar a clareza e entendimento da natureza do trabalho.
3.2 - Identificação do(s) autor(es) do artigo
O autor do artigo