Desagio de aprendizagem - desenvolvimento pessoal e profissional
Centro de Educação à Distância
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
1° Semestre
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
APAGÃO DE PROFISSIONAIS NA BUSCA PELA EXCELÊNCIA
1. INTRODUÇÃO Quase todos os dias, o verbete “desemprego” inunda os noticiários, deixando muitos apreensivos. De outro lado, fala-se muito de apagão de rh, pois sobram vagas e faltam profissionais com o perfil desejado. Pode parecer contraditório, mas este trabalho visa entender melhor o que tem acontecido.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Oportunidades e ameaças presentes no cenário global. Com maior freqüência, as organizações têm necessitado de profissionais altamente qualificados para fazer frente à competitividade que caracteriza nossos dias. Quando se fala em qualificação, não se refere apenas a formação acadêmica primorosa e conhecimento técnico. Outros aspectos como os comportamentais, atualização constante e disposição para lidar com desafios, são essenciais. Por isso, nesse safári por “talentos”, não são poucas as empresas que fazem propostas superatraentes, sobremodo do ponto de vista remuneratório, a jovens promissores, contratando-os ainda na faculdade. Esses diamantes brutos, encantados com a oportunidade precoce, têm enorme potencial. Porém sem a correta lapidação, acabam frustrados em decorrência da inexperiência e imaturidade. Devido a isso, é primordial ter uma visão profissional muito clara. Saber onde, como e quando chegar. Os programas de estágio são “uma mão na roda” nessas horas, pois proporcionam convívio organizacional, desafios profissionais e oportunidade de autoavaliação. Como se pode observar, o apagão de profissionais tem exigido mais, tanto das empresas quanto dos profissionais.
2.2. O profissional de Gestão de Recursos Humanos e sua relação com os outros. O marketing pessoal, que é o cartão de visitas de qualquer pessoa, é de suma importância para várias áreas de formação,