Assistencia social
Iracema Ribeiro Roza Polli1 Vanilton Polli2 Juarez Casnok3
RESUMO O empreendedorismo tem sido comentado e entendido como o responsável pela criação da riqueza do país, desenhada pela iniciativa e criatividade de pessoas que se sentem impelidas a investir na realização de seus sonhos e de seus projetos de vida. A criação de organizações, muitas vezes, é estreitamente interligada com o perfil empreendedor com a evolução dos conceitos sobre a capacidade intelectual que se destaca na era presente, atraindo parceiros na formação de uma equipe que participa das idéias do empreendedor e da sua visão de oportunidades. O tema empreendedorismo tem despertado atenção de instituições públicas e privadas que têm investido em pesquisas e incentivos, confirmando a ligação entre o empreendedorismo e o crescimento econômico. A obtenção do perfil empreendedor resulta da aquisição de determinadas características que formam esse perfil, como a criatividade, a flexibilidade, a inovação e a visão de oportunidades, entre outras. Palavras-chave: Empreendedorismo. Perfil empreendedor. Conhecimento. Capital humano. Organização.
1
Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR. Professora do Curso Superior de Ciências Contábeis do Cefet-PR, Unidade Sudoeste-Campus Pato Branco. E-mail: .
2
Especialista em Finanças pela FAE/CDE. Professor do Curso Superior de Ciências Contábeis do Cefet-PR, Unidade Sudoeste-Campus Pato Branco. E-mail: .
3
Mestre em Administração Estratégica pela PUC-PR. Professor do Curso Superior de Administração da Faculdade do Litoral Paranaense ISEPE e da Faculdade Anchieta de Ensino Superiro do Paranná-FAESP. E-mail: .
2
3
1 INTRODUÇÃO
Considerando que a organização é, em si mesma, um fenômeno cultural ao qual se sucedem variações acompanhando o desenvolvimento da sociedade, sendo assim ela é vista como sistema aberto que requer cuidadosa